terça-feira, 19 de outubro de 2010

Make it work!

"É quando já não esperamos nada das pessoas que elas morrem no nosso coração (...)".

MRP


:: Longe, longe, longe. Não quero viver momentos destes.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Horizon - enough to inspire?

Certa vez alguém chegou ao céu e pediu para falar com Deus porque, segundo o seu ponto de vista, existia uma coisa na criação que não tinha sentido nenhum. Deus atendeu-o de imediato, curioso por saber qual era a falha que aquela pessoa tinha encontrado na Criação.
"Senhor Deus, a Vossa Criação é muito bonita, muito funcional, cada coisa tem a sua razão de ser... mas no meu ponto de vista, há uma coisa que não serve para nada" - disse ele a Deus. "E que coisa é essa que não serve para nada?" - perguntou Deus. "É o horizonte. Para que serve o horizonte?Se eu caminho um passo em direcção ao horizonte, ele afasta-se um passo de mim. Se caminho dez passos, ele afasta-se outros dez passos. Se caminho quilómetros em direcção ao horizonte, ele afasta-se os mesmos quilómetros de mim... isso não faz sentido!O horizonte não serve para nada!"
Deus olhou para ele, sorriu e disse: "Mas é justamente para isso que serve o horizonte...para fazer-te caminhar, iniciar um novo ano, uma nova etapa, seja ela qual for é um pouco isso: é pôr-se a caminho e lançar um fôlego de esperança em direcção ao futuro: é colocar o olhar virado ao horizonte. Somos ainda 'obra' por acabar. Nenhuma pessoa pode dizer com verdade "já sei tudo", "já vivi tudo na vida", "já me deparei com tudo aquilo que há para enfrentar". Há sempre coisas novas a aprender, pessoas novas com quem nos encontramos e com quem aprendemos, ou até pessoas que apesar de já as conhecermos há muito tempo continuam a surpreender-nos com novidade. Depois podemos dizer que existem novas experiências que nos enriquecem; existem aquelas dificuldades que vêm e com as quais nunca nos cruzamos na vida e em determinada ocasião exigem que as ultrapassemos. Fixar os olhos no horizonte é pôr mãos à obra que é a nossa vida (não só a nossa mas a 'nossa com os outros') e é certificar a qualidade dos nosso anseios de felicidade e das nossas marcas de persistência. Fixar os olhos no horizonte é lançar desde já a certeza, vivida muitas vezes - basta lembrar a doçura da nossa infância, de que a nossa vida só repousará nos braços de uma paternidade que nos espera desde sempre.

:: Manuel Augusto in um-qualquer-pequenino-livro-escutista-que-anda-cá-por-casa