segunda-feira, 30 de novembro de 2009

(In)tolerâncias

A propósito do referendo Suíço acerca dos minaretes nas Mesquitas, tenho a dizer que não concordo com a proibição. Aqui o que eu proibia era outra coisa...!! Se na maioria dos países Muçulmanos as mulheres ocidentais (com ou sem religião) têm de se cobrir com véu ou lenço aquando de visitas turísticas, etc com o objectivo de não chocar os locais e agir de acordo com as suas tradições e cultura, porque raio eu, uma ocidental que não pediu a ninguém que viesse viver para o Velho Continente, tenho de ver um grande número de pessoas a desrespeitar as minhas tradições e cultura.. e pior, a chocar-me todo o santo dia?
Sejamos coerentes, se eu lá vou e tenho de me sujeitar à sua cultura, gostaria que eles fizessem o mesmo...
E o porquê disto agora? Porque sinceramente estou um pouco farta dos ditos ocidentais terem de ser os condescendentes, tolerantes, respeitadores das regras e liberdades do outro (mesmo quando algumas vão contra alguns dos mais básicos direitos humanos... assim coisas do género chibatadas, andar 3 mestros atrás do marido, mutilações, obediência desmedida, lapidações etc)... E os indivíduos com quem agimos deste modo, já retribuíram? Têm evoluído em direcção a um maior respeito pelos direitos humanos e liberdade de expressão dos seus ( e de todo e qualquer ser humano)?
A minha percepção é que não e pelo que tenho lido pela blogosfera não sou a única.

Ps. Pode parecer que estou apenas a divagar a minha indignação porque o assunto até está em alta e calha sempre bem mandar um bitaite mas sou o mais sincera possível quando vos digo que burkas e grandes véus me chocam...Sempre que me cruzei com mulheres nestas condições no metro,em bairros com um maior número de Muçulmanos ou simplesmente no centro de algumas cidades, demorei algum tempo a conseguir deixar de pensar naquelas "pobres" mulheres e a digerir a situação...

1 comentário:

EJSantos disse...

"Sejamos coerentes, se eu lá vou e tenho de me sujeitar à sua cultura, gostaria que eles fizessem o mesmo... "
Sem tirar nem por. Excelente.