Finalmente vi o Ensaio sobre a Cegueira...3 horas da tarde de uma sexta-feira, balde de pipocas pequenino, a melhor companhia do mundo, mais 4 pessoas na sala e escolha livre de lugares. Acomodei-me, vi 25 minutos de publicidade e preparei-me para aquele que eu já sabia ser um filme "pesado"!
Adorei o ínicio do filme...confuso mas muito bem estruturado, com pormenores de génio!Não sei precisar bem, mas cerca de 1 hora e meia depois tive o primeiro sentimento de abandono..quis sair da sala! Percebi o que significava o "pesado" dos críticos de cinema...humilhações, violações físicas e psicológicas, a sujidade, o retrado duro da sociedade humana, o desprezo!
Adorei...adorei a mensagem e o conceito! O Primeiro Homem Cego, a Mulher do Primeiro Homem Cego, o Médico, a Mulher do Médico, o Rei da Camarata 3...o modo com as iamgens transmitiram as mensagens a passar...a fruteira mostrada no ínicio e no final do filme...As últimas palavras de Julianne Moore !
Após a imensa vontade de abandonar a sala, ainda bem que não o fiz, depois da "saída do manícomio" o filme ganha uma luz e uma esperança diferente, que culmina com uma final com um dos ensinamentos mais potentes dos dias de hoje!
Sem comentários:
Enviar um comentário