quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Afinal a culpa não é minha....È mm todinha das Melgas!!

"Então, porque é que estes chupadores de sangue mais que incómodos acham alguns de nós muito doces e ignoram todos os outros? Acontece que todos temos os odores e químicos que as melgas acham atraentes. Alguns de nós somos simplesmente melhores a disfarçá-los do que outros.
As melgas fêmeas - as únicas que mordem - são atraídas pelo dióxido de carbono que exalamos, pelo calor do nosso corpo e pelos químicos no suor, como o ácido láctico. Obviamente cada ser humano tem estas coisas em comum, e também os nossos companheiros animais de sangue quente.
Mas os cientistas descobriram que as pessoas resistentes à picada produzem cerca de uma dúzia de componentes que ou impedem que as melgas as detectem ou as afastem. As pessoas como eu, que somos picadas frequentemente, carecem dessas componentes que podem mascarar o cheiro.
Os cientistas britânicos descobriram isto pela primeira vez há alguns anos depois de fazerem investigação no gado. Quando estavam a observar diferentes manadas, repararam que o número de melgas que apareciam dependia da presença de certas vacas.
(...)
Porque é que algumas pessoas e animais têm este escudo incorporado ainda não se sabe. Pode ter tido algum objectivo evolutivo crucial, como proteger-nos da malária e outras
doenças transmitidas por mosquitos. Mas se você ainda não tiver o escudo, não desespere. Pode tornar-se menos atractivo usando desodorizantes sem cheiro, loções e sabonetes. Repelentes feitos com dietiltoluamida também podem fazer toda a diferença. "
Não bastavam 24 anos a apadecer com esta praga e ainda descubro que a "culpa" de ser piacada constantemente é da filha da mãe que me deu a picada anterior!

Sem comentários: